O Cardume de Mães é um grupo de artesãs constituído em conjunto com o Projeto Arrastão, que participou da formação técnica-empreendedora “Possíveis Empreendedores”, aplicada pelo Design Possível. Tal formação busca capacitar artesãos de baixa renda na gestão de negócios e em técnicas de costura e artesanato, com o objetivo de constituir um grupo produtivo com geração de renda contínua. Atualmente o grupo Cardume de Mães encontra-se em fase de incubação e mantém uma sede alugada por elas na cidade de Taboão da Serra, gerenciando boa parte dos negócios.

Aproximando o mercado consumidor e a produção das periferias, o design tem se mostrado ferramenta de gestão e diferencial produtivo, promovendo e incrementando ações de geração de renda. Acreditamos num design ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.
O Projeto Arrastão é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1968 e que teve início no Clube de Mães, no bairro paulistano do Campo Limpo; voluntárias ensinavam às mulheres dos bairros vizinhos trabalhos manuais que pudessem estimular a geração de renda. Hoje, o Arrastão realiza cerca de 1.100 atendimentos diários para crianças, adolescentes e adultos. O grande diferencial do trabalho desenvolvido pelo Arrastão é a matéria-prima utilizada, a lona de pvc ou lona vinílica reutilizada. O recente Núcleo de Moda e Design, implantado na ONG Arrastão com o apoio do Design Possível, foi criado para suprir as necessidades de organização e melhorar o desempenho da área de atendimento, criação, gestão produtiva, formação e produção das peças fabricadas na ONG ou por suas artesãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário