terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Design Possivel cria rede de desenvolvimento social e sustentável

Matéria originalmente publicada em:http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2010/12/17/design-possivel-cria-rede-de-desenvolvimento-social-e-sustentavel/



Para agregar o desenvolvimento social e o desenvolvimento sustentável, o Design Possível é uma rede de desenvolvimento que conta com a participação de estudantes, profissionais, ONGs e empresas. Para a realização do trabalho, são formados grupos que são acompanhados pelo Design Possível em todas as etapas: de aprendizagem, desenvolvimento do produto e venda, até que possam exercer o trabalho sozinhos.
Exemplos de grupos é o Reciclando Papéis e Vidas, que qualifica detentos do regime semi aberto a fazerem a reciclagem de papéis artesanais e o Núcleo de Moda e Design do Projeto Arrastão, que proporciona a mães e jovens uma formação criativa e comercial diferenciada. Desse núcleo surgiu o grupo Cardume de Mães, que confecciona produtos com lona de publicidade reutilizada.

“O Design Possível surgiu a partir da necessidade de grupos produtivos, constituídos ou em fase de construção, que necessitavam de formação técnico-empreendedora para conseguir de fato se tornarem sustentáveis. Nesse sentido, as ONGs e empresas parceiras que sediam e atendem em primeiro momento esses grupos é que costumam buscar o Design Possível. Muitas vezes também conhecemos alguns grupos com essa dificuldade e oferecemos uma parceria, com a formação técnico-empreendedora. Portanto, a iniciativa normalmente provém das ONGs e empresas parceiras”, comenta Isadora Candian dos Santos, assistente de Coordenação Administrativa.
Para os grupos, a sustentabilidade é vista não só como uma maneira de ajudar o meio ambiente, mas também como uma maneira de se estabelecerem comercialmente.

Quem tem interesse em adquirir os produtos, pode acessar a loja virtual, entrar em contato pelo e-mail (comercial@designpossivel.org ) ou visitar a loja do Projeto Arrastão (Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255 – Campo Limpo). Mais informações no blog do Desing Possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário